Foto: Paula Fróes / GOVBA

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que não tem como impedir que a nova variante da Covid-19 chegue ao estado. Dois casos já foram confirmados em São Paulo no final de dezembro.



“Infelizmente ela vai chegar aqui, isso é uma questão de tempo, porque não temos como bloquear fronteiras. Nós temos como minimizar e adiar a entrada, com medidas como as que estão sendo feitas em redução do fluxo de aeronaves vindas de regiões, sabidamente, onde esse vírus é responsável por mais de 60% dos casos novos de contágio, mas não é possível evitar”, disse Vilas-Boas em entrevista à TV Bahia, nesta segunda-feira (4).

O secretário afirmou ainda que, pelo fato ser uma variante que pode ser combatida com as vacinas já desenvolvidas, não será preciso desenvolver outro imunizante, inicialmente.

“Quando nós imunizarmos a população, não vai haver qualquer tipo de problema, não vai ser como o que acontece anualmente com a gripe, que tem que se desenvolver uma vacina específica para aquela variante daquele ano. Essa, por enquanto, ela é coberta por todas as vacinas. E também ela [variante] não causa uma maior gravidade”, ponderou.

“O vírus ele se adaptou para se tornar mais facilmente infectante, é mais fácil uma transmissão num ambiente fechado hoje, do que o que era na variante anterior”, completou.





Deixe sua opinião