Foto: Joilson César / Política ao Vivo

No evento de primeira vacinação contra a covid-19 no estado, que ocorreu na manhã desta terça-feira (19), o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, explicou a logística do início da primeira fase de vacinação e afirmou que as 22 mil vacinas disponíveis para este momento devem ser usadas em até 8 dias.



“Nós não estamos atuando em força máxima, porque seria um dispêndio de recursos públicos desnecessário nesse momento. Nós temos um público-alvo de 22 mil pessoas. Isso nós vacinamos  tranquilamente, com as nossas 10 equipes volantes, em no máximo 8 dias. E nós esperamos ai que chegue logo o segundo lote”, explicou Prates.

“A gente tem um público de aproximadamente 170 mil pessoas para a primeira fase. Estamos recebendo doses suficiente para 22 mil pessoas, subtraindo temos ai o que falta para essa primeira fase. Então a gente reza para Irmã Dulce que o mais rápido possível a gente possa receber essas doses para completar essa primeira fase, que é o público mais exposto a covid”.

Prates mostrou ainda preocupação com relação à chegada do segundo lote de vacinas. “A Anvisa colocou que em 9 dias aprova esse segundo lote da CoronaVac, porém antes de 9 dias eu já encerro eu já conclui esse primeiro lote. Como eu já falei para vocês, iam ter momentos que nós íamos estar com a estrutura pronta, mas íamos ter que suspender esperando a vacina chegar. Esse é o momento mais crítico no que tange a vacina”.

O secretário esclareceu ainda que, neste início da primeira fase, não vai existir pontos de vacinação. As equipes de vacinadores irão às instituições onde se encontra o público-alvo desta fase, como UPAs, hospitais de tratamento a covid-19, para vacinar profissionais da saúde, e abrigos de longa permanência para idosos.



 





Deixe sua opinião