Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Uma pesquisa eleitoral de Salvador feita pelo Instituto Veritá e divulgada pelo site Boletim Bahia mostrou Bruno Reis (UB), prefeito da cidade, à frente na corrida eleitoral.
Bruno teria 29,6% das intenções de voto contra 9,2% de Geraldo Jr. (MDB). Olívia Santana (PCdoB) estaria em terceiro, com 5,6%, seguida de Lídice de Mata (PSB), com 5,1%, e Antonio Brito, com 3,3%. João Roma (PL) aparece com 3,1% e João Carlos Bacelar (PV), 1,9%. 32,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam, e 7% afirmaram votar em branco. Outros marcaram 2,3%.
O Instituto conduziu a pesquisa de maneira autônoma entre os dias 7 e 28 de junho, entrevistando 1001 pessoas, com uma margem de erro de 3%.
Se os números do Instituto Veritá se realizassem nas eleições de 2022, ACM Neto (UB), aliado de Bruno Reis, seria governador da Bahia.
Faltando dois dias pra o segundo turno da eleição do ano passado, a empresa divulgou uma pesquisa em que Neto estava com 51,9% dos votos válidos contra 48,1% de Jerônimo Rodrigues (PT). Um dia depois, no sábado véspera da eleição, o Instituto Veritá apontou ACM Neto com 52,3% dos votos válidos, contra 47,7% do adversário petista.
O jornal Correio estampou na manchete da notícia da pesquisa o termo “virada histórica”. O resultado final toda a Bahia soube horas depois: Jerônimo Rodrigues foi eleito governador do Estado.