Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução

A pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (9) aponta uma queda na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região Nordeste, seu principal reduto eleitoral e essencial para a vitória contra Jair Bolsonaro (PL) em 2022. De acordo com os dados publicados, a avaliação positiva caiu de 55% para 45%.



O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 5 de junho. Mesmo com a queda de 10% na aprovação, o Nordeste continua sendo a região com a melhor avaliação ‘boa’ ou ‘ótima’ do atual chefe do Palácio do Planalto. Lula também perdeu popularidade entre os mais pobres, que vivem com apenas um salário mínimo. Os índices recuaram de 53% para 43% desde abril. Apesar dos números, a professora de ciência política Mayra Goulart, da UFRJ, afirmou ao jornal O Globo que o cenário aponta estabilidade para o presidente petista.

“Lula está perdendo onde pode perder, em camadas mais pobres, que não têm se demonstrado propensas a votar em um candidato antipetista. E está conseguindo atrair o segmento que ganha entre dois e cinco salários, no qual estão trabalhadores precarizados e autônomos, que antes estava muito associado ao bolsonarismo”, pontuou.

Lula venceu em todos os estados do Nordeste em 2022, sendo a única região em que obteve mais votos que o então presidente Jair Bolsonaro. Além disso, oito dos nove governadores nordestinos são aliados do petista, com exceção de Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco.



Deixe sua opinião