Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Preso nesta terça-feira ao ser alvo da Operação Overclean, que visa desarticular um esquema de fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos, o empresário José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, é bastante conhecido em Salvador e em outras importantes cidades da Bahia.
José Marcos de Moura é dono da MM Consultoria Construções e Serviços, empresa especializada em serviços de limpeza urbana.
Segundo reportagens publicadas pelo site O Bastidor, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, usava o avião do empresário para algumas de suas viagens.
A aeronave – de prefixo PP-SKI e que custa quase 3 milhões de reais – tem outro dono além do empresário: João Gualberto.
A irmã de Neto, Renata Magalhães, confirmou, na época, em matéria publicada em 2022 ao site O Bastidor, que o político usava o avião para viagens “eventualmente” porque ela adquiriu “cotas da referida aeronave”.
Ainda de acordo com a reportagem do Bastidor, “antes do avião pertencer ao político, ao empresário e a Renata Magalhães, sua posse era registrada junto à empresa Matriz Locação de Máquinas e Equipamentos. A empresa tem como um de seus donos Mauro de Oliveira Prates, primo do ex-vereador soteropolitano Léo Prates”.