Foto: Carol Garcia / GovBA

Ao justificar seu voto no primeiro turno da reforma da Previdência, em 2019, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), candidato à prefeitura de Salvador, afirmou ter seguido uma orientação dada pelo governador Rui Costa (PT) aos deputados federais baianos que fazem parte de sua base. A declaração foi feita ao ser questionado pelo candidato Hilton Coelho (PSOL), no debate com os postulantes à prefeitura, nesta quinta (1º)



“Hilton, você deve estar mal informado. Votei, orientado pelo Governo do Estado, a favor. Assim que eu entendi que a reforma foi feita prejudicando os mais fracos, e que os meus eleitores não gostaram, eu retirei o meu voto. Toda vez que eu sentir que falhei, voltarei atrás com dignidade”, disse Isidório. Hilton chegou a perguntar se o deputado “não tinha vergonha de ser candidato” por conta do seu voto a favor do projeto.

Apesar do PT manter a orientação de manter o voto contra a reforma da Previdência, mesmo com as mudanças sugeridas pela oposição, o governador Rui Costa se mostrou favorável ao projeto, desde que fosse retirada a proposta de capitalização, o que acabou acontecendo.

“Esse modelo, num país tão desigual, não trará solução imediata e deveria ficar de fora deste debate neste momento”, disse na época. Depois, Rui acabou orientando os parlamentares aliados a votarem a favor do projeto. Isidório, que votou favorável no primeiro turno, mudou o voto na segunda rodada.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.