Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Articulando sua candidatura ao governo do estado em 2022, o senador Jaques Wagner (PT) afirmou que o ex-presidente Lula, que também será candidato à presidência no próximo ano, pode ser o “Joe Biden brasileiro”, em referência ao atual presidente do Estados Unidos.
A comparação com o presidente estadunidense foi feita nesta quinta-feira (9), em entrevista à Metrópole. Para Wagner, Lula pode assumir o mesmo papel que Biden teve na última eleição presidencial, quando derrotou Donald Trump. O atual presidente dos Estados Unidos é conhecido pelo seu perfil moderado.
“É direito de cada segmento procurar o candidato mais adequado, então que se apresente a terceira, quarta via. Para isso tem dois turnos, acho normal. Se não colocar nenhum dos dois candidatos no segundo turno, ou um deles […] que venha o Biden brasileiro. Agora, Lula pode ser o Biden brasileiro. Tem 75 anos, cabelos branco […] nas eleições americanas sempre houve a polarização entre democrata e republicano”, disse o senador.
A candidatura de Lula pode turbinar a campanha de Wagner em 2022 e nacionalizar o pleito contra ACM Neto e a chamada “terceira via”, que deve ser o candidato indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a sucessão de Rui Costa.