Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Contrariando uma orientação do seu partido, o senador Jaques Wagner (PT) deu voto favorável à Proposta de Emenda à Constituição nº 8/2021, que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal.
Ao justificar o seu voto, durante a sessão realizada na noite de ontem (22), o líder do presidente Lula no Senado disse que o seu voto é dado após entendimento do Governo Federal de que a matéria diz respeito ao Legislativo e o Judiciário. O texto foi aprovado em dois turnos com placares de 52 votos a favor e 18 contra.
“Senhor presidente, o governo entende que essa é uma matéria entre o Legislativo e o Judiciário. Por tanto o governo não vai orientar nem firmar posição sobre essa matéria.”, disse.
“Eu quero agora não mais falar como líder do governo, apesar que é indissociável, mas apenas dar o meu depoimento. Eu entendo que vossa excelência, o senador Oriovisto que é o autor, fizeram, e eu me orgulho de ter participado, do movimento para minimizar, ou diminuir, as diferenças que poderiam ser interpretadas como uma intromissão do Legislativo, por tanto eu entendo que com esta evolução e entendendo que nenhuma decisão deva ficar ‘ad infinitum’ guardada, eu quero anunciar que meu voto será sim, a favor da PEC.”, concluiu.