Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ex-deputado federal, o baiano Jean Wyllys tentará voltar a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional no pleito desse ano.
O anuncio foi feito após uma reunião entre Jean, a filósofa Marcia Tiburi e Edinho Silva, presidente do PT, partido pelo qual ele lançará a candidatura esse ano. Jean foi deputado até 2019 pelo Psol, mas abriu mão de seu terceiro mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro e deixou o país após ter sido ameaçado de morte.
Em entrevista à coluna de Milena Teixeira, do Metrópoles, Jean afirmou que retorna à política para continuar seu trabalho, que foi interrompido pela “violência política”.
“Retornar a essa arena implica muita coisa, já que tenho família e amigos. Mas o movimento, assim como os presidentes estadual, Kiko Celeguim, e nacional do PT, garantiram-me a retaguarda necessária para este retorno, no qual não estarei só. Tenho plena consciência de que a violência política interrompeu um trabalho ao qual preciso retornar, principalmente quando o mundo democrático se vê ameaçado por uma nova forma de fascismo (a das big techs) e o planeta pelas mudanças climáticas.”, disse.



