Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / Ascom

O pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com movimentos negros, na noite da última quarta-feira (13), no Centro Histórico de Salvador, para ouvir as demandas e contribuições dessas entidades e lideranças para seu Programa de Governo Participativo (PGP).



“Meu compromisso é colocar o povo preto no orçamento. Já avançamos muito em políticas antirracistas e de promoção da igualdade racial, mas sabemos que devemos avançar mais. Em 2023, a Bahia vai ter um governador negro, indígena e professor, e um bom professor é aquele que estuda e que aprende”, disse.

No encontro, realizado na Casa Castro Alves, Jerônimo recebeu um documento unificado com 13 demandas e se comprometeu a manter o diálogo com esses movimentos a partir de 2023. “Vocês não vão precisar me pedir para governar dialogando porque isso está garantido desde já e será mantido e fortalecido. Não quero apenas um Programa de Governo Participativo, eu quero uma gestão com a participação de vocês”, dise.

“Quero que vocês nos ajudem com o Programa de Governo não apenas no que diz respeito ao enfrentamento do racismo e na luta pela igualdade racial. O povo preto precisa se debruçar, opinar e participar de todas as áreas do Programa de Governo”, acrescentou Jerônimo.

De acordo com o IBGE, a Bahia é o estado com o maior número de pessoas que se declararam pretas e foi a primeira unidade da federação a criar uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi). Lançada no primeiro mandato do governo Jaques Wagner (PT), a pasta se tornou um divisor de águas no enfrentamento político contra as desigualdades sociais e raciais no estado.



Deixe sua opinião