Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Se a pesquisa do Instituto Opnus confirmou a estagnação de ACM Neto (UB) na preferência dos eleitores baianos para governador, o levantamento também mostrou o crescimento de Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT.
Na pesquisa divulgada ontem pela rádio Nova Salvador FM, Jerônimo aparece com 11% das intenções de voto – no cenário em que ele não tem seu nome relacionado ao de ninguém.
No levantamento feito pelo mesmo instituto no dia 21 de março, o pré-candidato do PT tinha 6% da preferência do eleitorado. Em menos de dois meses, portanto, o petista conseguiu quase dobrar suas intenções de voto.
Quando relacionado ao ex-presidente Lula e ao governador Rui Costa, Jerônimo dispara para 32%, enquanto ACM Neto fica com 44%.
O desempenho de Jerônimo em pesquisas eleitorais já tinha surpreendido a cúpula do PT na Bahia quando, no mês passado, ele pontuou 16% da pesquisa do Instituto Paraná divulgada pelo Bahia Notícias, mesmo sem ter o nome relacionado ao de Lula.
Em dezembro de 2021, Jaques Wagner, ex-governador e que em 2018 teve mais de 4 milhões de voto para o Senado, tinha 23% das intenções de voto do mesmo instituto – um desempenho próximo ao de Jerônimo, mesmo o ex-secretário de Educação sendo infinitamente menos conhecido que o senador.
O levantamento de ontem foi realizado entre os dias 28 de abril e 2 maio. No total, foram ouvidas 1.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais (para mais ou para menos). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07794/2022.