Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram

Enquanto muita gente achou que Jerônimo Rodrigues (PT) teria dificuldade para formar uma forte base de apoio na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em um mês os articuladores políticos do governo estadual conseguiram até mais do que isso.



O Política ao Vivo apurou que Jerônimo deve contar, no mínimo, com 37 deputados votando com o governo no parlamento estadual. Esse número não leva em consideração a bancada do PP, que tem seis parlamentares.

Se os deputados do PP formalizarem apoio a Jerônimo, o governador petista teria o total de 43 deputados estaduais em sua base de apoio. A chegada dos deputados do PP, porém, ainda depende de arrumações internas.

Caso o governo consiga os 43 deputados desejados, o grupo de oposição teria 19 deputados. O número é considerado insuficiente para pleitear bons espaços de comando e conseguir impedir a aprovação de projetos – inclusive os que exigem quórum qualificado.

Nesta segunda-feira, Alan Sanches (UB) confirmou que o bloco de oposição tem 19 deputados.

No dia 7 de dezembro, um levantamento feito Política ao Vivo indicou que Jerônimo poderia chegar a 39 deputados em sua base – já contando com o PP. Se conseguir 43, o novo governador se assemelhará aos seus antecessores Jaques Wagner e Rui Costa em relação à base de apoio na Alba.



Deixe sua opinião