Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), subiu o tom contra o seu adversário no segundo turno, ACM Neto (UB), em entrevista ao jornal O Globo. Questionado sobre a ‘sinuca de bico’ de Neto ao não se alinhar com nenhum candidato ao Planalto, o petista chamou o ex-prefeito de “oportunista”.
Jerônimo ainda fez questão de lembrar do apoio declarado por Neto ao então candidato Jair Bolsonaro (PL), hoje presidente, no segundo turno de 2018. O ex-secretário de Educação também lembrou do episódio em que Neto, ainda deputado federal, prometeu dar uma surra em Lula (PT).
“É um oportunista. No passado, ameaçou dar uma surra no Lula. É um sujeito agressivo o tempo inteiro. Ele tem lado, sim. Os aliados dele sempre indicaram cargos no governo Bolsonaro. Ele fez campanha para Bolsonaro em 2018. A política baiana precisa se ver livre disso. Ele é medroso, não tem coragem de se posicionar e age dessa forma, ficando em cima do muro. Ele mudou de cor. Começou a vida pública branco e, de repente, virou pardo. Esses comportamentos não combinam mais com a política. A Bahia não vai aceitar isso. O primeiro turno fez a população baiana entender a importância da polarização. As pessoas já compreenderam que existem temas que não se resumem ao estado. A fome, o emprego e temas estruturantes têm, sim, que ser nacionalizados”, disparou.
No primeiro turno, Jerônimo Rodrigues obteve 49,45% dos votos. ACM Neto, que liderou a maioria dos levantamentos, ficou na segunda posição, com 40,88% dos votos.