Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram

A jornalista Miriam Leitão detonou, em um artigo publicado no jornal O Globo, nesta terça-feira (18), o apoio sinalizado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e pelo líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado, Jaques Wagner (PT), à recondução de Augusto Aras ao posto de Procurador-Geral da República.



No artigo com o título ‘O espaço da mulher no governo Lula’, Miriam lembra de Luiza Frischeisen, sub-procuradora lembrada duas vezes como primeira da lista dos procuradores, e chama de absurdo o posicionamento adotado por Rui e Wagner. O texto também cita outros exemplos de como as mulheres podem estar sendo ‘sabotadas’ dentro do governo petista.

“Para a Procuradoria-Geral da República, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa, pensam no absurdo de reconduzir Augusto Aras. A subprocuradora-geral Luiza Frischeisen foi duas vezes a primeira da lista dos procuradores, escolhida pelos pares, e tem currículo indiscutível para o cargo”, escreveu Miriam.

Na última semana, o site Bnews noticiou que Rui e Wagner apoiam a recondução do procurador, alvo de críticas por sua atuação no governo Bolsonaro(PL), que lhe rendeu a alcunha de ‘engavetador-geral’ da República.

Em entrevista ao jornal O Globo, divulgada no domingo (16), Rui evitou se posicionar ao ser questionado sobre o assunto. “A escolha, seja de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ou procurador-geral da República, cabe exclusivamente ao presidente da República. Não cabe a mim ou a nenhum outro ministro ficar dando palpite. Sobre o elogio de Wagner, acho que ele emitiu a opinião dele”, disse.



Deixe sua opinião