Foto: Lula Marques/Agência PT

O pedido de afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi negado pelo juiz Márcio de França Moreira, da 8ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão responde a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF).



Na decisão tomada na última quarta-feira (14), o juiz alega que Salles só pode ser afastado caso sejam apresentadas provas de que sua permanência no cargo atrapalharia o processo em tramitação contra ele. A ação do MPF aponta que o ministro vem promovendo um “desmonte” das estruturas de fiscalização e proteção ambiental do Governo Federal. Para os procuradores, a permanência de Salles pode levar a Amazônia a enfrentar uma situação caótica.

Além disso, o juiz alega que não foram apresentados elementos que apontassem ameaça de Salles. O juiz ainda disse que a tentativa do MPF de afastar Salles do cargo revela “clara intenção de antecipar os efeitos de um eventual juízo condenatório”.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.