O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresenta nesta segunda-feira (29) o programa Internet para Todos a prefeitos baianos na capital Salvador. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de levar conectividade a localidades do país inteiro. A ação de inclusão social tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano.
A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no Brasil.
O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa. A previsão é que o SGDC seja operacional por 18 anos.
Neste mês de janeiro, o MCTIC abriu o prazo para credenciar empresas interessadas em participar do programa. Elas precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações (Setel). Segundo a Portaria nº 7.437/2017, a companhia deve indicar uma localidade, demonstrar capacidade para atendê-la e apresentar proposta de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que possui os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação do Serviços de Comunicação Multimídia.