Foto: Divulgação/Sesab

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) afirmou, nesta sexta-feira (5), ter encontrado a circulação das mesmas mutações do novo coronavírus encontradas em Manaus. Essa variante é considerada mais infecciosa. Das 32 amostras sequenciadas geneticamente analisadas, dez apresentaram a variante.



Segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “as amostras foram coletadas nos últimos e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica”.

Ele disse ainda que a forma mais eficaz de se combater o coronavírus é acelerar a vacinação. “Somos o segundo estado do Brasil em número de doses aplicadas, com mais de 254 mil baianos imunizados. Porém, o Ministério da Saúde precisa enviar mais doses, pois somente o grupo prioritário perfaz mais de 5 milhões de pessoas na Bahia”.

Para a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “os outros 22 genomas sequenciados não são da variante de Manaus, nem do Reino Unido ou África do Sul. Elas já eram circulantes no estado e foram coletadas de pacientes com sintomas clínicos característicos da Covid-19”.





Deixe sua opinião