A pandemia do novo coronavírus exigiu que os estados e municípios se adaptassem a uma nova realidade e buscassem alternativas para suprir as demandas dos setores essenciais, como a saúde e educação. Para continuar com atividades para os alunos da rede pública de ensino, uma dessas alternativas fo ia a adoção da aula pelo modelo remoto.
A Prefeitura Municial de Lauro de Freitas, que também adotou o sistema, pagou, mesmo durante um período de instabilidade econômica, R$ 13.462.800,00 na contratação de uma empresa para gerir o modelo na rede municipal de ensino.
O contrato, assinado pela prefeita Moema Gramacho (PT), no dia 21 de dezembro de 2020, prevê o fornecimento dos serviços da empresa Conceito Representação por apenas quatro meses. A contratação da empresa foi feita na modalidade de pregão eletrônico. A prestação de serviços, que inclui a organização e disponibilização de aparelhos eletrônicos, além do treinamento para os profissioanais da educação, começou a ter vigência a partir da data de assinatura do contrato.