Foto: Divulgação

Em artigo publicado no Brasil 247, o professor de ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Avritzer, destacou que o PT deve perder protagonismo na esquerda para que consiga voltar ao poder no Brasil.

De acordo com o autor, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), atualmente tem um papel de liderança mais expressivo “do que a de governadores petistas como Rui Costa e Wellington Dias”.

Este último foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (27).



O colunista resume: “O reconhecimento da sua força limitada no campo da esquerda hoje é o principal desafio enfrentado pelo PT e que irá determinar sua sobrevivência de longo prazo. O PT conseguiu sobreviver ao ataque da direita, o ataque mais bem orquestrado da história do Brasil contra uma força política e seus líderes, mas pode estar enfrentando um desafio ainda maior caso ele não consiga se adaptar a nova realidade das forças de esquerda no Brasil. Aí ele sofrerá acusações das forças de direita em relação às quais ele poderá sobreviver, mas sobreviverá isolado no campo político das forças de esquerda. Este é o maior risco que o PT enfrenta hoje. Revertê-lo enquanto é tempo contribuirá para a vitória da esquerda nas eleições municipais de 2020 que está no horizonte”.



Deixe sua opinião