Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Líderes de diversos países reconheceram e parabenizaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial, ocorrida na noite neste domingo (30).
O Governo dos Estados Unidos compartilhou uma nota, em nome do presidente do país, Joe Biden, em que parabeniza o petista e assegura a credibilidade do processo eleitoral brasileiro: “Parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalhar junto para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos.”
Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, utilizou suas redes sociais para postar uma foto ao lado de Lula e comemora a vitória do petista: “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Aqui, tens un companheiro para trabalhar e sonhar grandemente pelo bom viver dos nossos povos. Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil te elegeu, e a democracia triunfou.”
Quem também parabenizou Lula pela eleição foi o presidente da França, Emmanuel Macron, que divulgou duas mensagens no Twitter parabenizando o petista, uma escrita em francês e outras em português: “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”