Em nota à imprensa nesta quarta-feira (27), a senadora e redatora da CPMI das Fake News, Lídice da Mata revelou que pediu ao STF acesso às provas encontradas pela Polícia Federal em operação contra as notícias falsas, deflagrada na manhã de hoje.
A investigação fez busca em endereços ligados a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, referente a uma rede de compartilhamento de notícias falsas criada por eles.
“A Operação de hoje, realizada pela Polícia Federal, com base em despachos de busca e apreensão de inquérito do STF, converge e comprova a linha de investigação da CPMI das Fake News no Congresso Nacional. As ações promovidas pela Operação da PF, reafirmam o que já era conhecido pelos membros da CPMI através de depoimentos e documentos recebidos pela Comissão: uma rede financiada por alguns empresários e com recursos públicos – integrada por vários políticos e agentes públicos – para disseminação de informações falsas no Brasil com o objetivo de manchar biografias, espalhar o caos e o medo e influenciar pleitos eleitorais”, escreveu.