Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Lindbergh Farias apresentou, nesta quarta-feira (18) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o senador Flávio Bolsonaro e o ex-ministro Gilson Machado por suposta propaganda eleitoral antecipada para a disputa de 2026.



O pedido tem como base um vídeo divulgado nas redes sociais em que Gilson aparece colando adesivos com a frase “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. Na gravação, o ex-ministro declara que pretende “eleger o homem” como “nosso presidente”, em referência ao senador.

Na petição encaminhada à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, Lindbergh solicita a retirada imediata do conteúdo no prazo de 24 horas, aplicação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento e envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para apuração de possível abuso de poder político.

O parlamentar argumenta que o material reúne elementos característicos de campanha, como a identificação direta do beneficiário, menção explícita ao pleito e manifestação de apoio eleitoral. Segundo ele, trata-se de pedido antecipado de voto, prática vedada pela legislação, que proíbe propaganda eleitoral antes de 10 de agosto do ano da eleição.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.