Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Agência Brasil
O jurista Wellington César Lima e Silva está cotado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública após a saída de Ricardo Lewandowski. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a nomeação e deve formalizar o anúncio nos próximos dias, após ouvir ministros do Supremo Tribunal Federal e dirigentes partidários.
Nos bastidores, a possível indicação conta com apoio de nomes influentes. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, é apontado como articulador da escolha, que também recebeu a simpatia do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Lima e Silva já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça da Bahia por dois mandatos e atualmente é responsável pelo setor jurídico da Petrobras, além de ter chefiado a área jurídica da Casa Civil no atual governo.
Em 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, chegou a assumir o Ministério da Justiça, mas permaneceu apenas 14 dias. A posse foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal sob a interpretação de que integrantes do Ministério Público não podem ocupar funções no Executivo.



