Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Ricardo Stuckert

Durante um encontro realizado na última quarta-feira (13) com parlamentares aliados, o ex-presidente Lula (PT) disse que uma vitória sua nas urnas ainda no primeiro é importante para eliminar o risco de ruptura da democracia estimulada por Jair Bolsonaro (PL) e aliados. As informações são do jornal Folha de São Paulo.



De acordo com a publicação, pessoas que participaram do encontro relatam que Lula destacou que, para evitar as ameaçadas de um golpe se concretizem, ele e o PT estão buscando apoio de outros candidatos que compõem a terceiriza via, não apenas do PSD de Gilberto Kassab e do MDB de Simone Tebet, mas também da União Brasil de Luciano Bivar.

Ainda segundo a reportagem, Lula diz ter certeza de que vai contar com o apoio de MDB. O ex-presidente alega que o PT cedeu ao partido em dez arranjos políticos estaduais sem pedir nada em troca e que tem mantido pontes com Bivar, que, segundo ele, “odeia” Bolsonaro.

Na última pesquisa do Datafolha, Lula tinha 53% dos votos válidos. Para ganhar no primeiro turno, é preciso que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. Ainda segundo o levantamento, Tebet teve 1% das intenções de voto. Bivar não chegou a pontuar.

No entanto, o PT parte de duas lógicas. MDB e União Brasil terão razoável tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, que tende a ampliar a fatia de votos de eventuais candidatos, seja quais forem.



Deixe sua opinião