Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Desejando garantir uma base sólida no início de seu governo, o presidente eleito Lula (PT) ofereceu dois ministérios à disposição ao União Brasil dois ministérios à disposição, em troca de apoio no Congresso Nacional. As informações do site Poder360.
De acordo com a publicação, Lula não deve anunciar ninguém do União Brasil até que a PEC da Transição seja aprovada no Congresso. A ideia é garantir a aprovação da proposta considerada de fundamental importância no começo do terceiro mandato do petista.
Um dos nomes do União Brasil cotados para assumir uma pasta do futuro governo Lula é o deputado federal baiano, Elmar Nascimento, um dos parlamentares que mais beneficiados com o orçamento secreto.
Um dos ministérios desejados pelo União Brasil é a de Desenvolvimento Regional, que pode ser desmembrado dando origem aos ministérios das Cidades e Integração Nacional, sem criar novos cargos.
O União Brasil surgiu em 2022 após a fusão do PSL com o DEM e tem uma das maiores bancadas do Congresso. A partir de 2023, o partido contará com 59 deputados e 10 senadores, com a terceira maior bancada em cada Casa legislativa.