
Foto: Divulgação / CMS
Breno Cunha
O vereador Alfredo Mangueira, um dos decanos da Câmara Municipal de Salvador, decidiu não ser candidato nestas eleições municipais. Fora da Bahia desde o início da pandemia de Covid-19, ele já comunicou seus pares da decisão.
Com isso, o MDB, seu partido, corre o risco de eleger somente um vereador no pleito deste ano.
O Política ao Vivo confirmou que dentro da legenda existe o receio de Geraldo Jr., atual presidente da Casa, ficar de fora da próxima legislatura. Isso porque Maurício Trindade é favorito para ser o mais votado na chapa de vereadores do MDB.
Se o partido conseguir fazer dois vereadores, Geraldo estaria dentro. O entrave para Geraldo é que a saída de Mangueira deve fazer com que candidatos a vereador pelo MDB desistam da empreitada – ou ainda que não invistam recursos na campanha, uma vez que os vereadores com mandato (Maurício Trindade e Geraldo) naturalmente conseguirão vantagem na eleição.
Caso a derrota de Geraldo Jr. se confirme nas urnas, esta será a primeira vez em muitos anos que o presidente da Câmara não conseguirá ser reeleito vereador. Geraldo, aliás, ainda tenta se viabilizar vice de Bruno Reis (DEM), mas o PDT tem total preferência para a vaga.
Atualização às 7h58 de 18/08:
O vereador Alfredo Mangueira classificou como “fake news” a notícia dada pelo Política ao Vivo nesta segunda-feira (17) apontando para sua desistência de participar das eleições deste ano, em Salvador.
“Viemos declarar que tal notícia se trata de informação falsa, de tamanha irresponsabilidade com a verdade, nem sequer tentaram entrar em contato com a minha pessoa ou minha assessoria para perguntar”, escreveu Mangueira em seu Instagram. Ainda de acordo com o vereador, “as devidas providências judiciais” estão sendo tomadas.