Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Lamac, que faz parte do “Rede pela Base”, grupo liderado por Heloísa Helena, recebeu 76% dos votos dos delegados. A chapa “Rede Vive”, apoiada por Marina Silva, obteve 24%. A ala ligada à ministra do Meio Ambiente chegou a judicializar o processo, pedindo a suspensão do pleito, mas a liminar foi derrubada na quinta-feira (10) à noite, horas antes do início do evento.



Nos últimos meses, a Rede Sustentabilidade enfrentou disputas judiciais em pelo menos cinco estados — Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Em todos eles, aliados de Marina Silva denunciaram supostas irregularidades, como filiações realizadas sem o consentimento dos envolvidos. Segundo o grupo, esses problemas comprometeram o processo interno do partido e ajudam a explicar o resultado desfavorável nas eleições da nova liderança.

O caso mais emblemático ocorreu na Bahia, onde duas convenções paralelas foram realizadas e em uma delas o presidente da UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia), Marcelo Carvalho, ligado ao grupo da ex-deputada Heloísia Helena, foi eleito porta-voz estadual do partido.

Para o sindicalista, a vitória de Paulo Lamac significa um recado importante da unidade entre aqueles que construíram e constrói o partido Rede. “A emoção tomou conta do plenário, vi o olhar de esperança de trabalhadores e ambientalistas”, disse Marcelo Carvalho logo após o resultado final da eleição.



Deixe sua opinião

Política Ao Vivo
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.