Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A vereadora de Salvador pelo PT, Maria Marighella, foi convidada para atuar junto ao GT de Cultura da equipe de transição do governo Lula como consultora de políticas para as artes. Nessa quarta-feira (07), Maria Marighella viaja para Brasília onde participará de reuniões de trabalho.
“Com a responsabilidade desse tempo em que a Cultura e as artes foram transformadas em alvo, trabalharemos para alçar a cultura dentro das políticas públicas ao lugar que ela ocupa na constituição social brasileira e pelo reconhecimento das artes e seus diversos segmentos em toda sua amplitude, complexidade e dimensões. A crise colocada hoje na vida pública será superada através da cultura, com a imaginação coletiva”, disse.
Em seu histórico de ativismo pela Cultura, Maria foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Junto à Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc – que, dentre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19.
Maria Marighella foi ainda coordenadora de políticas nacionais para o teatro na Funarte e participou do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA), interrompido pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
A vereadora de Salvador participou ainda ativamente da articulação da Lei Paulo Gustavo na Bahia. Debateu ainda na Comissão de Cultura da Câmara Federal, o PL de autoria da deputada Áurea Carolina e outros parlamentares subscreventes, que constitui um Marco Regulatório para a Cultura – ainda em tramitação no Congresso.