Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

A vereadora Maria Marighella (PT) realiza na segunda-feira (12), às 18h30, uma Sessão Solene de outorga da Medalha Mérito Cultural ao maestro mundialmente conhecido, arranjador, compositor, instrumentista e fundador da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite.



A Medalha do Mérito Cultural se destina a pessoas ou instituições que desenvolvam ações de promoção à cultura, bem como as personalidades de destaque cultural no Município. A homenagem a Letieres reafirma a riqueza que é cultura da cidade.

Para Maria Marighella, a honraria reconhece a trajetória e o legado de Letieres Leite diante a sua contribuição para o imaginário cultural da cidade de Salvador.

“Letieres Leite é um gênio da cultura brasileira. Gigante. É muito importante que Salvador reconheça as suas personalidades mais brilhantes e mantenha viva na vida da cidade essa presença. Sua morte foi uma perda imensurável, mas o capítulo que ele inventou na música da Bahia permanece como riqueza para o mundo. A Orkestra Rumpilezz, fundada por ele em 2006, é uma das mais inventivas criações da nossa música. Letieres nos mostrou a possibilidade de uma Salvador efervescente, poderosa, generosa, justa, que afirma os encontros e a força da diversidade da nossa gente. Um mestre que ensinou muito e ainda tinha muito para ensinar”, declarou Maria Marighella.

Durante o evento, aberto à imprensa, acontecerá a apresentação do Coletivo Rumpilezzinho e a exibição do documentário Música, Legado e Ancestralidade, do diretor Glauco Barbosa. O evento contará com representantes da família, do Instituto Rumpilezz, artistas e parceiros que passaram pela trajetória de Letieres.



Deixe sua opinião