A líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), afirmou, nesta quinta-feira (12), que o projeto do BRT de Salvador, além de ser “ultrapassado”, segundo ela, “tem um valor exorbitante que destoa do que foi gasto com o mesmo modal nas principais capitais do País”.
“O custo por quilômetro do BRT em Salvador é duas vezes maior que o do Rio de Janeiro. Qual a explicação para o gasto de dinheiro público com um modal que não vai atender bem a cidade? A prefeitura precisa explicar e mostrar transparência”, diz.
A vereadora já havia oficiado a prefeitura em abril de 2017 cobrando o estudo que fundamenta a construção do BRT com trecho inicial de 2,9 quilômetros por R$ 376 milhões – conforme descrito em edital – ligando regiões da Lapa ao Iguatemi. Ela diz que não obteve respostas.
Ela pontua outros problemas, a exemplo da construção de quatro elevados somente no trecho 1, e dos tamponamentos dos Rios Camarajibe e Lucaia, com a derrubada de 579 árvores. “Somente a construção dos elevados representa R$ 179.350.079,85. Elevados são obsoletos, estão sendo derrubados, a exemplo da perimetral do Rio. Além disso, a prefeitura vai cortar 579 árvores”, acrescenta.
Vereadores do PT em Salvador acrescentam “Lula” ao sobrenome