A líder da oposição na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), disse que a capital baiana “não tem muito o que comemorar no Dia das Mães”. Para ela, o déficit de 120 mil vagas em creches para crianças de 0 a 5 anos coloca as mães residentes na cidade em uma situação extremamente difícil. “Neto deve essa explicação a todas as mães”, disparou.
“Isso é muito grave, pois essa ausência afeta diretamente as mulheres e em Salvador, pelo menos 50% delas são chefes de famílias. As creches são indispensáveis para a proteção e o cuidado das crianças e como política pública deve contribuir para a autonomia e emancipação financeira das mulheres. E são de responsabilidade da gestão municipal”, afirma a vereadora.
Segundo Marta, os dados sobre a ausência de vagas de creches em Salvador são da Central de Creches do Brasil. Conforme o diretor da Central, Cleriston Silva, falta vontade política do prefeito em resolver o problema. A vereadora Marta Rodrigues explica, ainda, que o artigo 7 da Lei Orgânica do Município diz que “é obrigatoriedade da prefeitura a construção de creches em áreas populosas”, o que, segundo ela, não está ocorrendo.
“Não estamos vendo isso em Salvador. As mães estão sem condições de trabalhar por não ter onde deixar seus filhos. A prefeitura alega que tem o Programa Primeiro Passo, mas este programa é uma vergonha”, diz.
A edil se refere ao fato do projeto da prefeitura disponibilizar apenas R$ 50 reais para que suas mães coloquem as crianças nas creches. “Não dá para pagar nada. É até difícil para pedir a uma vizinha para cuidar do seu filho por esse valor. Nesse Dia das Mães, infelizmente, a cidade não tem muito o que oferecer para essas mulheres”, destaca.
Marta detona: “Neto é ditador e trata o BRT como trenzinho de playground”