Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / TVE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tentando formar maioria no Congresso Nacional. Em troca do apoio, MDB, PSD e União Brasil querem indicar nomes para compor algum ministério do novo governo petista. As informações são da Folha de São Paulo.



De acordo com a publicação, Lula ainda deve definir a formação de ministérios com base na governabilidade e não existe a possibilidade todos os pedidos feitos pelos aliados de centro serão atendidos por falta de espaço. O petista Lula ainda não anunciou nenhum futuro ministro do seu governo.

O MDB quer indicar um deputado e um senador. Na vaga de deputado, José Priante (PA) e Isnaldo Bulhões Jr (AL), que é líder da bancada na Casa, são os favoritos. Já no Senado, Eduardo Braga (AM) tem interesse em ter um ministério, mas irá concorrer com Renan Filho (AL), recém-eleito e filho do influente Renan Calheiros (AL). Além deles, Simone Tebet é cotada para o Meio Ambiente ou Desenvolvimento Social.

O PSD deseja indicar nomes para pelo menos dois ministros. Um deles é o do senador baiano Otto Alencar, que foi indicado pelo presidente no partido, Gilberto Kassab, para ocupar a Saúde.

Já o União Brasil também tem interesse por dois ministérios. As negociações são feitas pelo líder na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e o líder no Senado, Davi Alcolumbre (AP). Porém, é dado como certo que parte do partido não deve aderir ao governo.



Deixe sua opinião