Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Médicos residentes que atuam em um hospital municipal de Salvador denunciaram atrasos no pagamento da bolsa-estudo, repassada pela Secretaria Municipal da Saúde. Segundo os relatos, o valor que deveria ter sido pago no início de novembro ainda não foi quitado e a expectativa é que o depósito só ocorra até o fim deste ano. Já a bolsa prevista para o início de dezembro deve ser paga apenas em janeiro.
De acordo com a denúncia, a justificativa apresentada é a falta de recursos financeiros e o estouro do orçamento da pasta. A situação tem gerado apreensão entre os profissionais, que dependem exclusivamente da bolsa para custear despesas básicas durante o período de residência médica.
Além do atraso nas bolsas, a direção do hospital municipal comunicou aos médicos que o salário referente a novembro, que deveria ser pago no último dia de dezembro, também sofrerá atraso. A informação repassada é de que o valor será dividido em duas parcelas, ambas previstas para janeiro, sendo que a segunda deve cair praticamente na mesma data em que estaria previsto o pagamento do salário de dezembro.
Ainda segundo o comunicado interno, a justificativa para o parcelamento é que o orçamento da Secretaria Municipal da Saúde já teria atingido o teto de gastos do ano. A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador tem espaço aberto para se manifestar e explicar os motivos dos atrasos relatados pelos profissionais.



