Sem apresentar evidências, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da cloroquina, na quinta-feira (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais. O medicamento não tem eficácia comprovada para o tratamento precoce contra a Covid-19.
Na live, Bolsonaro disse que em sua visita à cidade de Propriá, em Sergipe, na última quinta-feira (28), ele se encontrou com o proprietário de um asilo que teria dito que nenhum dos 25 idosos do local se contaminou pela Covid-19.
“Nós já temos aí um ano de pandemia e ele me falou que nenhum deles teve sequer uma gripezinha. Todos eles tomaram de maneira preventiva cloroquina, ivermectina, própolis e vitamina C. Além disso, duas horas de banho de sol por dia. Ainda vai ser comprovada que a cloroquina diminui a carga viral e cura a Covid-19”, disse o presidente.
Desde o início da pandemia, nenhum dos remédios mencionados por Bolsonaro apresentou resultados que indicasse qualquer eficácia contra a Covid-19. Mesmo assim, o tratamento precoce com esses medicamentos vem sendo defendido pelo Ministério da Saúde no combate à doença.