Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acreditam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende tumultuar e até impedir as eleições de outubro. As informações são do jornal Estado de São Paulo.



De acordo com publicação, em agosto do ano passado, quando blindados desfilaram diante do Planalto, o vice-presidente Hamilton Mourão foi convidado pelo então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, para uma conversa reservada. O ministro queria saber se as Forças Armadas embarcariam em um golpe. O general o tranquilizou.

No entanto, desde então, o tom de ameaça só cresceu. Com isso, a maioria dos magistrados acredita que Bolsonaro vai tentar uma ruptura institucional. Com a declaração de que é necessário realizar uma contagem de votos paralela à do TSE, o presidente vem defendendo a atuação das Forças Armadas para atuar no processo de apuração.

Desde o início de seu mandato, Bolsonaro costuma atacar as instituições democráticas, como o STF, o TSE e o Congresso Nacional. O presidente também vem incentivando que seus apoiadores fossem às ruas em atos considerados antidemocráticos, por pedirem o fechamento de órgãos do Judiciário e do Legislativo.



Deixe sua opinião