Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Na contramão dos demais gestores, Bruno Reis (UB) tem sido o único prefeito entre as capitais do Nordeste que tem insistido em falar e avançar na realização do Réveillon, mesmo com os números da pandemia da Covid-19 em estabilidade.
Em Fortaleza, capital do Ceará, o prefeito José Sarto ainda não descartou a realização da festa, mas frisou, no início da semana, que sua prioridade é a vacinação contra a Covid-19, e deixou claro que a decisão será tomada pelo comitê técnico formado por secretários de Saúde, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
A mesma postura cautelosa foi adotada em outras duas capitais: Maceió (AL) e Recife (PE). As duas cidades chegaram a lançar editais para a festa, mas deixaram claro que não vão fazer nenhum gasto até terem a certeza das condições sanitárias para realização ou não do Réveillon.
Já em Salvador, o prefeito Bruno Reis não tem escondido sua vontade em realizar o evento, mesmo com os riscos sanitários que a cidade corre, ainda que a vacinação tenha avançado na capital baiana. Na última semana, a cantora Luisa Sonza surpreendeu ao divulgar, em suas redes sociais, que faria um show no Festival Virada Salvador, que ainda não foi oficialmente divulgado pela Prefeitura, mas apagou o post em seguida. Na última quarta-feira (24), Bruno, que também tem sido entusiasta da realização do Carnaval, disse que nenhuma decisão foi tomada sobre a festa de final de ano, ma afirmou que pretende conversar com o governador Rui Costa (PT) sobre a viabilização do evento ou não. Vale lembrar que a Sesab registrou, na última terça-feira (23), 1.158 casos de Covid-19, maior número em dois meses, com dez óbitos pela doença.
“Eu espero ter a oportunidade de conversar com o governador também sobre o Réveillon para que a gente possa tomar a nossa decisão […] Enquanto isso estou vendo o que tá acontecendo no mundo, estamos avançando na vacinação, estamos ouvindo a opinião de todos para que possamos tomar a melhor nossa decisão”, disse o prefeito.