O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, criticou quem segue aglomerando na capital baiana, mesmo com a alta de casos de Covid-19. No último fim de semana, foram registrados paredão na Ribeira e aglomeração na Feira do Rolo. A Sedur ainda fechou 20 estabelecimentos e dispersou 11 aglomerações na cidade.
“Nos preocupa bastante. As pessoas precisam se conscientizar de que a pandemia não passou. A gente viu ainda nesse fim de semana cenas lamentáveis. As pessoas que estão aglomerando só não estão pegado em armas, mas estão tirando vidas”, disse Prates, em entrevista à TV Bahia, na manhã desta segunda-feira (22).
O secretário comentou ainda sobre os leitos aberto na última na sexta-feira (19). Foram abertos 10 leitos de UTI no Hospital Santa Clara e outros 10 em tenda de suporte ventilatório, e no sábado, esses 20 leitos já estavam ocupados.
“No auge da primeira onda, a prefeitura tinha 228 leitos de UTI, e hoje temos 216, além de 10 leitos em tendas de suporte ventilatório, que é a mesma coisa da UTI, só que em uma tenda temporária, como em Valéria. E mesmo assim, a taxa de ocupação só fez crescer”, falou.
Em relação à vacinação, Prates disse que a expectativa é de que cheguem novas doses ainda nesta semana. “A promessa do governo federal foi para amanhã, mas estamos aguardando a sinalização do estado sobre o envio das doses, e qual a orientação técnica. Nosso desejo é concluir pelo menos os idosos acima de 80 anos, e ver qual a orientação técnica para o restante das doses, e se vai haver doses para ir além desse publico”, concluiu.