Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ex-presidente Lula (PT) não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a sabatina promovida pelo Jornal Nacional, na última quinta-feira (25), ao comentar sobre o polêmico orçamento secreto.
Segundo o petista, o orçamento do Brasil atualmente é controlado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), já Bolsonaro “não manda nada”. Lula ainda afirmou que Bolsonaro não inseriu o valor de R$ 600, hoje pago no Auxílio Brasil, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 (LDO).
“O orçamento quem manda é o Lira. O Bolsonaro não manda nada, é refém do Congresso Nacional. O Bolsonaro sequer cuida do orçamento, quem cuida é o Lira. Ele que libera verba, os ministros ligam para ele, não ligam para o presidente. Isso nunca aconteceu desde a proclamação da República. O Bolsonaro parece o bobo da corte, ele não coordena o orçamento”, disparou Lula, que completou.
“Ele agora acabou de aumentar o auxílio para R$ 600. Até quando? Até 31 de dezembro, porque na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que ele mandou para o Congresso, não tem a continuidade, ele acaba de mandar a LDO e mentir. Por que não colocou na Lei de Diretrizes Orçamentárias?”, questionou.