Foto: Divulgação

O prefeito ACM Neto, que também é presidente nacional do Democratas, está prestes a entrar no último ano de seu mandato à frente da capital. Em 2019, manteve protocolar distância de Jair Bolsonaro, protagonizou leves embates com o governador Rui Costa e colocou Bruno Reis como braço-direito, dando a ele a principal secretaria da cidade.

Expectativa pelo anúncio do sucessor 

Bem avaliado pelos eleitores, o prefeito ACM Neto deixou para 2020 o anúncio do seu candidato à sua sucessão na prefeitura. Bruno Reis, seu vice-prefeito, secretário de Infraestrutura e braço direito, é tido como nome certo no pleito do ano que vem, mesmo com alguns outros nomes como Leo Prates e Geraldo Júnior almejando a vaga.

Foto: Max Haack/Secom

A relação com o Governo Federal

Enquanto o governador Rui Costa (PT) teve um ano de embates com o presidente Bolsonaro e com alguns de seus ministros, o prefeito ACM Neto, que preside nacionalmente o Democratas, partido com alguns ministros dentro do governo, manteve uma relação amistosa com Brasília, indo conversar e pedir e liberação de verbas para áreas importantes, como a saúde.

Mesmo assim, preferiu se posicionar contra a maioria das polêmicas declarações do presidente e de sua equipe, buscando desvincular a imagem do seu partido como base do governo.

Neto amplia poder do Democratas em Brasília

Sob o comando de Neto, o Democratas continuou na presidência da Câmara de Deputados, com a reeleição de Rodrigo Maia, e assumiu também a presidência do Senado, com a eleição de Davi Acolumbre. O DEM se tornou um dos maiores partidos do país novamente sob o comando de Neto.

Foto: Reprodução/ Facebook

Boa relação com Rui. Com João Leão, nem tanto

Se o clima amistoso entre o democrata e o governador petista chamou atenção em 2019, principalmente no segundo semestre, as alfinetadas entre Neto e o vice de Rui, João Leão (PP), também chamaram a atenção. Leão, que durante a apresentação do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, disse que Neto foi convidado a conversar sobre o assunto, foi desmentido logo em seguida pelo prefeito. Recentemente, Leão disse em entrevista que Neto, considerado por muitos como candidato natural ao governo do estado em 2022, poderia demorar até 20 anos para alcançar o objetivo.

Uma provocação que diz muito mais do que aparenta.

Neto e o transporte em Salvador

Se teve um assunto que deve ter tirado o sono de Neto em 2019, esse assunto foi a resolução do impasse para a aprovação do ISS para empresas de ônibus, na tentativa de manter o valor das passagens.

Após votação conturbada, a Câmara Municipal acabou aprovando a isenção do ISS, o que evitou o aumento da tarifa, que passará por reajuste na primeira semana de 2020.

 


Foto: Divulgação

Semana do Clima e atrito com Ricardo Salles

ACM Neto entrou em rota de colisão com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em maio, quando o ministro resolveu cancelar a Semana do Clima em Salvador, prevista para agosto. Neto bateu de frente e garantiu que o evento aconteceria em Salvador, fazendo Salles voltar atrás da decisão e manter a conferência na capital baiana.

O evento aconteceu entre os dias 19 e 23 de agosto.

Neto e os vetos

O ano de 2019 ficou marcado por alguns vetos do prefeito ACM Neto a projetos de vereadores, alguns de seu partido e de sua base. Entre os vetos, o mais marcante foi o dos artigos do projeto de regulamentação do Uber, projeto mais polêmico votado na Câmara Municipal em 2019.

A profecia de Bolsonaro

Na inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em julho, em Vitória da Conquista, o presidente Bolsonaro profetizou que ACM Neto um dia será presidente do Brasil.

“Conheci o velho ACM no final dos anos 80 quando eu era vereador do Rio de Janeiro. Conheci um homem forte, combativo, leal e extremamente preocupado e devotado ao seu povo da Bahia. Deixou bons frutos nas outras gerações, te chamo de garoto porque você é muito mais novo do que eu. Lá na frente, se Deus quiser, você ocupará um dia a honrosa cadeira que eu hoje ocupo”, disse o presidente.



 

Notícias curtas, rápidas e exclusivas. Acesse a página principal do Política ao Vivo e fique bem informado no maior site baiano de conteúdo exclusivamente de política local.

O maior site de notícias exclusivamente da política baiana

Deixe sua opinião