Foto: Divulgação / Agência Senado

CPMI das Fake News 

Em seu primeiro ano no Senado, Angelo Coronel (PSD) se destacou como presidente da CPMI que investiga o disparo em massa de mensagens com informações falsas por redes sociais.

No comando do colegiado, ameaçou prender Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, caso ele mentisse em depoimento na CPI.

Além disso, Coronel sugeriu que o resultado da CPI poderia causar discussões sobre a legalidade da eleição de 2018 à Presidência, vencida por Bolsonaro.

Polêmica com mulheres

Antes de ser presidente da CPMI das Fake News, Coronel protagonizou uma das maiores polêmicas com a bancada feminina e movimentos feministas.

Isso porque ele propôs a revogação da lei que obriga os partidos a investirem parte do fundo partidário em candidaturas de mulheres.

Foto: Divulgação / Agência Senado

Gasto de verbas públicas

Depois de deixar um rombo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador Angelo Coronel também foi acusado, em matéria da Folha de S. Paulo, de desviar R$ 566 mil de sua cota parlamentar para empresas do seu filho e de um ex-assessor. Na época, ele se defendeu e negou as acusações.

Coronel presidente?

Angelo Coronel, em maio, falou que teve uma conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, sobre um possível candidatura à presidência em 2022.

“Estou me preparando para ser presidente da República. Se você pode ter um capitão na presidência da República, não pode ter um coronel? O nosso partido, como todos os partidos grandes, terá  que ter candidatura própria. Com o final das coligações, se o partido não tiver coligações próprias, vai reduzir a quantidade deputados estaduais, federais e até de senadores. A candidatura majoritária é que puxa as bancadas. Os partidos serão obrigados a lançar candidaturas próprias. Já conversei isso com Kassab e o nosso nome já está colocado como pré-candidato”, disse na ocasião.

Antes disso, ele tentou ser presidente do Senado, mas sem êxito.



O jatinho de Coronel

Também chamou atenção a notícia de que Coronel estava dando carona em seu jatinho particular para os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, além do deputado federal Elmar Nascimento, do Democratas.

Foto: Divulgação / Senado

Coronel 2020

Existe um grupo dentro do PSD que defende a candidatura de Coronel à prefeitura de Salvador. Coronel, que já foi prefeito de Coração de Maria, é visto como um bom nome para puxar votos para os candidatos da sigla que tentarão vaga na Câmara Municipal. Além disso, é empresário e tem muito dinheiro para investir, além das bênçãos de Otto Alencar.


 

Notícias curtas, rápidas e exclusivas. Acesse a página principal do Política ao Vivo e fique bem informado no maior site baiano de conteúdo exclusivamente de política local.

O maior site de notícias exclusivamente da política baiana

Deixe sua opinião