Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / Assessoria

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) se mosrou contrária à proposta de mudança na eleição legislativa para deputados e vereadores por meio chamado “distritão”.



O modelo, apresentado pela deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), propõe que apenas os mais votados sejam eleitos, como funciona na majoritária, diferente do modelo atual, onde os partidos recebem a quantidade de cadeiras proporcial ao número de votos. Segundo a parlamentar baiana, a sugestão de Renata enfraquece os partidos políticos.

“O distritão é estritamente nocivo ao fortalecimento dos partidos. Não conheço nenhuma democracia ocidental importante que não tenha partidos políticos como forma de expressão da escolha popular”, argumentou a deputada, que ainda pediu maior responsabilidade da Câmara dos Deputados ao avaliar o projeto.

“Porque o que me parece é que a Câmara se arrependeu de votar o fim das coligações proporcionais e percebeu isso na experimentação laboratorial  das eleições municipais.  Agora, como acha que não foi bom para o município, na hora dela, quer mudar o jogo para se beneficiar individualmente, mas causando um forte abalo no sistema partidário do país”, pontuou Lídice.



Deixe sua opinião