Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando internamente a criação do Ministério da Segurança Pública, com previsão para 2026. A proposta visa, além de cumprir uma promessa feita durante a campanha eleitoral de 2022, dar uma resposta à população em um tema que tem sido uma das principais críticas ao governo petista nas pesquisas de opinião.
De acordo com informações de O Globo, a criação do novo ministério, embora necessária, não seria ideal neste momento, pois exigiria tempo para apresentar resultados concretos antes das eleições municipais de 2024. Assim, a implementação do Ministério da Segurança Pública poderia ser mais eficaz a partir de 2026, já com a estrutura e os resultados esperados.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que coordena as ações entre os ministérios, é um dos defensores da criação da nova pasta. Ele acredita que a medida pode melhorar a coordenação das políticas de segurança pública, um dos temas mais sensíveis e debatidos no cenário atual.



