Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
![](https://politicaaovivo.com/wp-content/uploads/2021/09/imegem-lula-ricardo-stuckert.png)
Foto: Ricardo Stuckert
Em campanha para sua candidatura à presidência da República em 2022, o ex-presidente Lula surpreendeu ao criticar o próprio PT durante um evento virtual do partido, nesta quinta-feira (30).
Lula afrimou em seu discurso, na abertura da Escola Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores, que o PT não presta “em alguns sentidos”.
“O PT tem todos os defeitos que a gente quer que ele tenha. Assim como a minha companheira Maria Hermínia Tavares diz: ‘o PT tem defeito, não presta em algumas coisas, mas é o meu partido’. Se tem defeito eu vou consertar e fazer ser perfeito. O que não posso é abandonar a cada tropeço”, disse o líder petista.
Segundo Lula, uma mudança para um discurso mais “sofisticado” transformará a sigla em um “partido comum”.
“O PT não tem que ter medo de falar a linguagem do pobre, do negro, do índio, do desempregado, da classe média operária, da classe média bancária, do profissional liberal. A gente não tem que ter medo de defender essa gente. Se a gente começar a achar que a gente tem que ter discurso mais sofisticado, a gente vai virar um partido comum, e a gente vai acabar”, completou o ex-presidente.