Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Em convenção realizada de forma virtual na manhã do último sábado (10), o presidente DEM, ACM Neto, anunciou a criação do grupo Democratas Diversidade, que terá a missão de debater e elaborar políticas públicas de inclusão para públicos que ainda sofrem preconceito.
No entanto, o anúncio de Neto acabou gerando uma onda de reações criticas de pessoas como o vereador Alexandre Aleluia (DEM) e o pastor Silas Malafaia. Além disso, levou Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) a sair do partido.
“Combater o preconceito e defender a inclusão são compromissos inafastáveis do Democratas. Não aceitamos que as pessoas sofram preconceito por causa de sua orientação sexual, religiosa, cor de pele ou qualquer outro. Por isso, estamos criando este grupo permanente que será referendado pela comissão nacional do partido por unanimidade”, disse ACM Neto.
Logo depois do ex-prefeito de Salvador anunciar a criação do grupo Democratas Diversidade, que será coordenado pelo jovem militante baiano Bruno Alves, reações contrárias à decisão começaram a surgir nas redes sociais.
O deputado federal Sóstenes Cavalcante, ao saber da criação do grupo, pediu desfiliação da sigla, recebendo o apoio do vereador Alexandre Aleluia.
Ao ficar sabendo que o integrante da banca evangélica, o deputado federal Sóstenes Cavalcante, informou por meio de lista de transmissão no WhatsApp que deve procurar um novo partido na próxima janela de trocas partidárias, em março do próximo ano, justificando um distanciamento de “perfil ideológico”, Aleluia fez uma nova publicação apoiando a decisão do colega.
“Apoio @DepSostenes. Difícil, para homens com valores e compromisso com eleitores, conviver num partido com convicções gelatinosas, que mudam a depender da conveniência e a partir de decisões monocráticas sem consulta a qualquer executiva. Não me elegi para ser de partido que está virando filial do PSOL”, escreveu.
Apoio @DepSostenes. Difícil, p homens c valores e compromisso c eleitores, conviver num partido c convicções gelatinosas, q mudam a depender da conveniência e a partir de decisões monocráticas sem consulta a qq executiva. N me elegi p ser de partido q está virando filial do PSOL. pic.twitter.com/mZdlriZzBw
— Alexandre Aleluia (@AlexAleluia) April 11, 2021
Aliado do pastor Silas Malafaia, que é líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e interlocutor do presidente Jair Bolsonaro no meio evangélico, Sóstenes é um dos integrantes proeminentes da bancada evangélica na Câmara. Em um acordo costurado com outros parlamentares, ele assumirá a liderança da bancada no início de 2022, substituindo seu atual líder, Cezinha de Madureira (PSD-SP), ligado à igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira.
Outro que aproveitou para expor o seu posicionamento contrário à criação do Democratas Diversidade foi Malafaia, que ainda disse que ACM, avô no presidente nacional do partido, deve estar se revirando no túmulo. Também no Twitter, ele disse: “O DEM É UMA VERGONHA! Incluir agenda LGBT é o fim desse partido. Não vão conquistar votos, essa turma vota com a esquerda, vão perder votos. O velho ACM deve estar se revirando no túmulo. Nosso pessoal vai sair disso. Sostenes Cavalcante, Samuel Malafaia e Alexandre Isquerdo”.
“ACM NETO É UM DITADOR! Toma uma posição ideológica, contrária aos ideais do partido, sem consultar a executiva. Vai ficar com meia dúzia de deputados. É UMA VERGONHA VER UM PARTIDO DE DIREITA FAZER O JOGO DA ESQUERDA! Que dar uma do politicamente correto. VÃO SE FERRAR!”, completou.
O DEM É UMA VERGONHA ! Incluir agenda LGBT é o fim desse partido. Não vão conquistar votos , essa turma vota com a esquerda , vão perder votos . O velho ACM deve estar se revirando no túmulo . Nosso pessoal vai sair disso .Sostenes Cavalcante,Samuel Malafaia e Alexandre Isquerdo.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) April 10, 2021
ACM NETO É UM DITADOR ! Toma uma posição ideológica , contrária aos ideais do partido , sem consultar a executiva . Vai ficar com meia dúzia de deputados . É UMA VERGONHA VER UM PARTIDO DE DIREITA FAZER O JOGO DA ESQUERDA ! Que dar uma do politicamente correto. VÃO SE FERRAR !
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) April 10, 2021