Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Bruno Concha/Secom

A variante Ômicron da Covid-19 tem representado, de acordo com informações do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), cerca de 93% dos novos casos de de infecção pelo coronavírus no estado.


Segundo o levantamento, divulgado no boletim da Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (17), dos 61 sequenciamentos analisados durante as últimas semanas, 57 casos apontaram para a nova cepa, e outros quatro para a variante Delta.

No documento, a Sesab ainda frisa que a maioria dos casos registrados envolvem pacientes que ainda não se vacinaram ou estão com o esquema incompleto.

“São mais de 1.700 sequenciamentos desde o início da pandemia e nesta última rodada, das 61 amostras, 57 eram da variante Ômicron e apenas 4 da variante Delta. A predominância dessa variante tem provocado o crescimento acelerado de novos casos, deixando em alerta as equipes de vigilância epidemiológica e assistência à saúde, a fim de fortalecer as medidas de contenção e, caso necessário, ampliar leitos”, diz.

“Hoje a Bahia tem mais de 1,3 milhão de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, 4,2 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto porque já estão no prazo e não tomaram a segunda e terceira doses”, explica o levantamento.



Deixe sua opinião