Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O senador baiano Otto Alencar se posicionou, nesta segunda-feira (08), a favor da PEC que visa colocar fim à reeleição para cargos executivos no país.
Em fala para o portal Massa!, o parlamentar avaliou que a decisão, que passaria a valer em 2030, seria para melhorar o “fluxo eleitoral” e deveria também ser aplicada na disputa pelo Senado, onde Otto também defendeu a redução no tempo de mandato de oito para cinco anos.
“Isso é a partir de 2030. Eu acho que isso melhora muito mais o fluxo eleitoral, a lei eleitoral, mas claro, a eleição de dois anos termina uma e começa a outra, e você vai ter condição de ter o mandato de cinco, cinco anos para todos, e sem reeleição. Quando termina a eleição e começa a outra, é um tormento, você vê, terminou a eleição do Jerônimo, se fala na eleição de Bruno aqui, dos municípios. Então, nós somos políticos, mas tem uma pressão muito grande. Juscelino Kubitschek, foi presidente da República e fez 50 anos em 5. Eu, por exemplo, sou favorável até que diminua também dos senadores. Vai ficar tudo igual. Eu nunca tive obsessão por nada. Eu defendo, mas não como é uma bandeira da minha vida que eu vou ficar. Eu acho que se acabar com a eleição de dois em dois anos, melhor para o Brasil.”, disse.