Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Youtube

O senador Otto Alencar (PSD), grande apoiador do projeto que acabaria com a reeleição para cargos Executivos no Brasil, comemorou a aprovação do texto na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.



Para o jornal A Tarde, nesta quarta-feira (21), o parlamentar baiano, que é presidente da CCJ, deu detalhes e contou que o pleito de 2028 será o último onde prefeitos poderão buscar a recondução nos cargos.

Após a aprovação a Proposta de Emenda à Constituição agora vai ao plenário do Senado e, se aprovada novamente, será enviada ao plenário da Câmara dos Deputados.

“A última reeleição para prefeitos será em 2028, e 2030 (Outros cargos). Foi aprovado por unanimidade, foi uma coisa que, no meu dia a dia, na minha experiência tinha que acabar. Não dava para o Brasil continuar fazendo eleição como foi feito em 2024, e no ano seguinte só se falar em 2026. Se faz mais política que obras e investimentos, atrapalha prefeito e governador.”, disse.

“A pressão para a eleição é muito grande. Isso facilita as gestões, porque se vai ter um fundo eleitoral de cinco em cinco, dá condição do gestor ter paz e tranquilidade para gerir, um mandato de 5 anos é o suficiente, e no final presta conta e elege seu sucessor.”, concluiu.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.