Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda Fernando Haddad aproveitaram a viagem à Índia para discutir a formação do palanque do PT em São Paulo. A conversa ocorre em meio à preocupação do partido com o cenário no maior colégio eleitoral do país, conforme informações da CNN Brasil. Lula defende que Haddad seja o candidato ao governo paulista, reforçando a necessidade de uma candidatura competitiva no estado.
A movimentação ocorre diante do favoritismo do atual governador Tarcísio de Freitas, que aparece como potencial vencedor já no primeiro turno. A avaliação interna é que, em uma eventual ida de Lula ao segundo turno da disputa presidencial de 2026, possivelmente contra um nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, como o senador Flávio Bolsonaro, a ausência de um palanque forte em São Paulo poderia dificultar a campanha.
Além de Haddad para o governo estadual, outras alternativas são analisadas pelo grupo político. A ministra Marina Silva é citada como possível candidata ao Senado, assim como a ministra Simone Tebet, cujo nome também é cogitado tanto para a disputa ao governo quanto para uma vaga na Casa Legislativa.