O governador Rui Costa (PT) falou, mais uma vez, sobre o retorno das aulas na rede pública de ensino, interrompidas no início do ano por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Durante a inauguração da Clínica de Hemodiálise de Cruz das Almas, na manhã desta quinta-feira (22), Rui disse manter a mesma posição com relação ao assunto. Para o governador, a volta às aulas só deverá acontecer quando o número de mortes e casos da doença cair em todo o estado.
“Eu permaneço com a mesma posição. Estamos com uma resolução do Conselho Nacional de Educação, que acredito que vá ser abraçado e homologado pelo Ministério da Educação, que prevê a possibilidade de simultaneidade no ano de 2021 dos dois anos letivos, para que não prejudique os alunos. Se necessário for, nós vamos lançar mão dessa resolução para que parte do ano de 2021 seja feito para a conclusão do de 2020”, afirmou Rui.
Rui Costa (PT) também citou as aglomerações em festas políticas, durante o período eleitoral, como um fator para um possível aumento de casos de Covid-19, além da redução de testes nos municípios.
“Estamos esperando o número cair um pouco mais o principal sintoma da doença que é o número de óbitos. O número de testes e exames também são esse sintomas, mas como os municípios baixaram o número de testes, hoje nós estamos olhando para dois termômetros, que são a demanda por unidades de saúde e número de óbitos, que são reflexos da doença no estado, que vinha caindo fortemente, mas, infelizmente de uns dias para cá, presenciamos aumentos devido à aglomerações em festas e campanhas eleitorais, verdadeiros micaretas municipais”, concluiu.