Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Uma pesquisa de intenção de voto feita pelo jornal da Metrópole, em parceria com o Instituto Opnus, mostrou que o apoio do ex-presidente Lula faz Jaques Wagner (PT) se aproximar de uma vitória no primeiro turno para o Governo Baiano.
Segundo a pesquisa, quando colado seu nome com Lula, Wagner tem 46% das intenções de voto.
ACM Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT), fica em segundo, com 33%. Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma fica com 11%. Marcos Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém os mesmos 1% de quando está sem candidato a presidente.
O levantamento foi feito entre os dias 19 a 22 de janeiro deste ano. No total, por telefone, foram ouvidas 1.500 pessoas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos (para mais ou para menos).
O jornal destaca: “Desde a eleição de 1990, um ano após o retorno do voto direto no país, a maioria dos governadores eleitos na Bahia possui vínculo direto com o presidente eleito ou em exercício”.
Quando os eleitores são questionados sobre o voto sem qualquer relação com o candidato a presidente, ACM Neto (DEM) vai a 52%, enquanto Wagner (PT) fica com 29% e João Roma (Republicanos), 5%. marcos Mendes tem 1%.